fbpx

Por que fazer alinhamento e balanceamento do carro? Confira!

alinhamento e balanceamento

Sem dúvidas, você sabe que realizar periodicamente alinhamento e balanceamento é um dos principais cuidados com o carro que devemos ter. Mas será que você entende a real importância desses procedimentos na prática?

Esses são serviços simples e baratos, que resultam em grandes benefícios para a manutenção de um veículo. Por outro lado, negligenciá-los pode ter efeitos tanto no desempenho quanto na segurança do automóvel.

Veja agora como esses procedimentos funcionam e conheça as principais razões para não abrir mão deles!

Entenda o que é alinhamento e balanceamento

É chamado de alinhamento o processo de ajuste de ângulo dos pneus de um veículo. Para rodarem da forma ideal, é preciso que eles estejam na posição correta em relação ao solo e às linhas de centro do veículo. Caso contrário, os pneus sofrerão um desgaste irregular, já que as forças serão aplicadas sobre eles de maneira desequilibrada, fato que também reduz consideravelmente a sua vida útil.

Já o balanceamento tem o objetivo de distribuir o peso do aro na roda de maneira uniforme. Para isso, são utilizados contrapesos de chumbo, que são afixados nos pontos certos, de acordo com a análise feita pelo profissional. Com o conjunto equilibrado, é possível garantir uma rotação regular e melhorar o desempenho do veículo.

Saiba quando esses processos precisam ser feitos

Não é difícil descobrir quando está na hora de fazer o alinhamento e balanceamento do seu carro. As próprias montadoras determinam o intervalo de tempo ideal no manual do proprietário de cada modelo.

Em condições normais, a recomendação mais comum é que os procedimentos sejam realizados a cada 10 mil km. No entanto, existem situações que podem fazer com que essa necessidade seja antecipada. É importante realizar o alinhamento e balanceamento quando os pneus ou as rodas são substituídos, quando é feita qualquer manutenção nesses componentes e também quando ocorre uma colisão ou choque contra buracos na pista.

Powered by Rock Convert

Confira os seus benefícios

Os serviços de alinhamento e balanceamento proporcionam uma série de benefícios para o veículo, que são sentidos tanto na hora de dirigir quanto em sua manutenção.

Um carro com o alinhamento em dia representa mais segurança para seus ocupantes, já que a direção se torna mais estável. Esse procedimento corrige problemas como volante duro e direção tendendo para um dos lados mesmo quando se dirige em linha reta.

O balanceamento também confere mais conforto aos ocupantes do veículo, pois corrige principalmente os ruídos e as vibrações que ocorrem quando a roda está desbalanceada. Tudo isso resulta em mais eficiência de rolamento, melhora na capacidade de frenagem e redução de consumo de combustível.

Quanto à manutenção, as vantagens também fazem todo o cuidado valer a pena. Os pneus são os maiores beneficiados, pois não sofrerão com desgastes irregulares que reduzem a sua durabilidade. No entanto, o veículo como um todo sente os reflexos positivos quando o alinhamento e o balanceamento são feitos regularmente.

Os procedimentos garantem que os componentes atuarão sempre sob as condições para as quais foram projetados. Assim, o veículo certamente apresentará menos problemas ao longo do tempo, poupando tempo e dinheiro com manutenção e revisão de outros itens.

Ao longo deste post, ficou claro que os serviços de alinhamento e balanceamento não devem nunca ser deixados de lado. Essa é uma forma de manter o seu carro sempre conservado e em boas condições de segurança.

Gostou das dicas de hoje? Queremos saber a sua opinião! Aproveite a seção de comentários logo abaixo e nos conte se esse conteúdo foi útil para você!

Leave A Comment

Create your account

Clique Aqui para WhatsApp whatsapp