fbpx

4 passos para ampliar a vida útil da bateria do carro

bateria do carro

A bateria do carro é um componente que costuma durar por bastante tempo antes de precisar de substituição. Até lá, ela é responsável por garantir o funcionamento de diversos sistemas elétricos em um veículo, como dispositivos multimídia, partida, vidros, travas e alarme, por exemplo.

O detalhe é que, para garantir o máximo de sua durabilidade, alguns cuidados são fundamentais. Caso contrário, elas podem ter sua vida útil reduzida e deixar o motorista na mão na hora de utilizar o veículo.

Vejas agora 4 passos para fazer sua bateria durar por bastante tempo!

1. Atenção ao uso dos componentes elétricos

Quanto mais utilizamos os dispositivos que são alimentados pela bateria, mais rapidamente sua carga se esgotará. Além disso, muitos desses sistemas elétricos continuam consumindo energia mesmo quando não estão propriamente acionados.

Por isso, o ideal é regular o uso de alguns desses recursos, especialmente em momentos de maior demanda da bateria. Com o veículo desligado, o melhor é evitar o uso dos itens elétricos, já que isso reduz sua carga de forma rápida. Por outro lado, dar a partida com faróis e rádio desligados e reduzir o uso do ar condicionado são boas dicas para evitar a sobrecarga do sistema elétrico.

2. Inspecione os terminais da bateria do carro

Os terminais da bateria são o seu ponto de conexão com o sistema elétrico do veículo. Para permitir a condução elétrica, eles são feitos de metal e afixados aos cabos receptores do veículo, que são do mesmo material. Esses contatos costumam ser cobertos com proteções plásticas nas cores preta e vermelha — e é muito importante que elas estejam lá.

Se ficarem expostos, esses terminais podem oxidar ao longo do tempo, ou mesmo ocasionar um curto-circuito com outros objetos metálicos. Mesmo protegidos, é comum que resíduos se depositem por ali, o que torna importante fazer uma inspeção e limpeza periódica no local. Além de ser um grande risco, descuidar dessa proteção pode causar falhas de funcionamento da bateria e a consequente redução de sua vida útil.

Powered by Rock Convert

3. Evite deixar o carro parado por longos períodos

A bateria é o componente mais prejudicado quando um veículo fica parado por muitos dias. Isso porque os elementos químicos presentes em seu interior, como ácido sulfúrico e chumbo, costumam perder a eficiência quando deixam de se movimentar, causando até corrosão.

É importante manter uma movimentação regular com o veículo para otimizar seu funcionamento. Dessa forma, podemos dizer que os carros que andam mais, fazem um uso mais eficiente da bateria.

Se não for utilizar o veículo por um longo período, lembre-se de dar a partida e mantê-lo funcionando por alguns minutos. Isso evita que a bateria sinta os efeitos do tempo parado e mantenha seu bom funcionamento.

4. Invista em baterias de qualidade

Existem muitas opções de baterias no mercado, de diferentes preços e características. Para não ficar em dúvida diante de tantas ofertas, o ideal é optar sempre pelo modelo indicado no manual do proprietário de seu veículo.

Se não for possível, prefira sempre produtos de boa qualidade e adequados ao tipo de uso e ao modelo do seu carro. Esse é um requisito fundamental para que a bateria funcione por bastante tempo sem surpresas para o motorista.

Lembre-se que a bateria do carro tem uma vida útil de cerca de 3 anos. Por isso, é importante ficar atento às datas para se programar e fazer a troca no momento certo.

Gostou das dicas de hoje? Então não perca nossos próximos conteúdos. Assine a nossa newsletter e conheça tudo sobre cuidados com o seu carro em sua caixa de e-mail!

Leave A Comment

Create your account

Clique Aqui para WhatsApp whatsapp