fbpx

Veja 5 principais danos da maresia nos carros e quais cuidados tomar

Muitos brasileiros têm algo em comum: amam praia. E, com o Carnaval chegando, é de rotina que o litoral fique cheio de turistas. Um dos cuidados necessários ao fazer a sua viagem, além da revisão do veículo, é adotar medidas contra os efeitos da maresia. Ir para as regiões litorâneas é sempre bom, mas é preciso se atentar com os efeitos da salinidade no seu carro.

A maresia é uma névoa que vem do mar: toda vez que uma onda “quebra” partículas de sal são liberadas e carregadas pelos ventos. Em contato com o seu veículo, ela pode contribuir para intensificar um processo corrosivo e danificar o seu carro. Se você quer aproveitar o seu carnaval e voltar com seu automóvel perfeito, ou se você vive à beira-mar, continue a leitura e descubra quais são os 5 principais danos da maresia nos carros!

1. Pintura

Geralmente, esse é o dano que as pessoas mais conhecem. A maresia consegue impacta na qualidade da sua pintura do seu carro. Desde a década de 1980, as montadoras de veículos aplicam um produto anticorrosivo para reduzir qualquer danificação da carroceria do seu automóvel.

No entanto, se seu carro ficar sempre exposto a essa névoa, no longo prazo, a sua pintura ainda se danificará. Outro ponto é que qualquer arranhão no veículo deixam ele ainda mais suscetível à corrosão. Por isso, além de lavar o carro assim que retornar de viagem e fazer o polimento, você deve cobrir todos os arranhões antes de viajar. Caso contrário, as chances da sua lataria voltar enferrujada são altas.

2. Parte elétrica

Ao retornar de viagem, verifique se os cabos e conectores do seu veículo estão sem qualquer vestígio de água ou área. A bateria do veículo é o item mais suscetível à ferrugem: confira se os conectores estão com a formação da ferrugem. Caso positivo, você pode somente lixá-los. Em casos mais críticos, o indicado é fazer a troca dos conectores. Esse é um dos danos da maresia nos carros que podem causar mais prejuízos aos motoristas.

3. Borrachas

É natural que as borrachas dos veículos, como das paletas e das portas, ressequem ao longo do tempo. Mas, com a maresia, isso acontece muito mais rápido. Como ela, além dos pneus, é usada para vedação, é muito importante ter uma atenção mais dedicada a esse componente.

Para as borrachas dos limpadores, você deve realizar a limpeza delas semanalmente com detergente neutro. Além disso, use produtos adequados no seu reservatório. As borrachas de vedação precisam seguir esse ritual de limpeza e é muito importante que os produtos usados não sejam derivados de petróleo. Esses itens costumam potencializar o ressecamento ao invés de proteger contra esse fenômeno.

4. Ar-condicionado

Praia é sinônimo de calor, não é mesmo? É natural que você queria ligar o ar-condicionado tão logo entre no carro. Para fazer isso sem danificar o circuito de ar do equipamento, você deve ligar o carro e esperar que o ar quente saia naturalmente. Isso porque é muito provável que tenha massa de maresia parada no interior . Só ligue o ar-condicionado depois que a troca de ar tenha sido concluída.

5. Escapamento

As peças metálicas sempre estão mais sujeitas à ação da maresia, podendo apresentar sinais de ferrugem rapidamente. Evite transitar com seu veículo sobre a areia: a ação de corrosão do sal fica mais forte devido à concentração desse elemento na orla do mar. Além disso, pode acontecer da maré subir e seu escapamento “engolir” água salgada.

Para garantir que seu veículo esteja protegido, siga as nossas orientações contra os danos da maresia nos carros. Se você mora ou vai passar um tempo longo no litoral, lave o seu automóvel toda semana e cubra ele com um capa, isso vai ajudar a protegê-lo da ação da maresia durante a noite.

Este artigo foi útil? Se você gostou do nosso post, não esqueça de compartilhar este texto com seus amigos nas redes sociais!

Leave A Comment

Create your account