fbpx

O que é pintura sólida, pintura metalizada e como escolher?

pessoa utilizando pintura sólida e pintura metalizada em seu carro

Na hora de escolher uma nova cor ou retocar a tonalidade original do seu carro, é possível optar também entre pintura sólida ou pintura metalizada. Elas resultam em efeitos distintos, o que exige uma boa análise para acertar na escolha e não se arrepender.

Para ajudar nessa decisão, trazemos neste post as principais características de cada tipo de pintura e os cuidados que elas demandam. Confira a seguir!

Conheça os tipos de pintura

Uma pintura nova ajuda manter o veículo com uma boa aparência e valorizado. A escolha do tipo a ser aplicado depende de fatores como, estilo, preferência pessoal e também dos custos envolvidos.

Vamos comparar os tipos de pintura existentes para que você decida a que mais combina com o seu perfil.

Pintura sólida

Para quem busca um visual tradicional e um orçamento mais econômico, a pintura sólida é a opção recomendada. É a mesma que costuma vir como padrão de fábrica nos veículos novos.

A tinta utilizada é composta exclusivamente por pigmentos da cor escolhida, que costuma ser branca, preta ou vermelha. Devido a essa propriedade, o veículo terá o mesmo aspecto independentemente do ângulo de visão e da iluminação.

Pintura metalizada

A pintura metalizada é indicada para aqueles que buscam um visual diferenciado para seu veículo. O procedimento é realizado com uma tinta desenvolvida em base de alumínio. Isso proporciona um efeito mais brilhante, deixando as cores mais vivas e chamativas.

Powered by Rock Convert

Esse tipo de pintura é considerado como um item adicional, o que valoriza o veículo em uma eventual negociação. As montadoras também cobram um valor adicional por ela, que costuma ficar entre R$ 1,500 e R$ 2 mil reais.

Pintura perolizada

Se a ideia é realmente destacar seu carro no meio dos demais, a pintura perolizada pode ser a opção certa. Ela reflete a luz de maneira única, causando a sensação de que a pintura tem diferentes cores conforme o ponto de onde olhamos.

Isso acontece devido ao pó de pérolas presente em sua composição, que é retirado de uma substância chamada mica. Todo esse diferencial faz com que esse tipo de pintura valorize o veículo entre dois e três mil reais.

Saiba o que avaliar na decisão

Compreender as características que vimos é fundamental para escolher a que você mais gosta. Além disso, também será preciso considerar o custo da aplicação de cada tipo de pintura.

As cores sólidas são ideias para que não quer gastar muito e pretende manter a originalidade do veículo. Quem tem um orçamento maior reservado para esse fim e gostar dos efeitos causados pelos tipos metálico e perolizado fará certamente um bom negócio ao optar por eles.

Isso porque esses tipos de pintura apresentam também maior durabilidade, mantendo suas cores intactas por mais tempo. A limpeza também se torna mais simples com pinturas metálicas, já que não é preciso utilizar produtos específicos para que ela fique brilhante.

Seja qual for o tipo escolhido, pintura sólida pintura metalizada ou perolizada, os cuidados básicos são sempre válidos. Os principais são evitar deixar o veículo em locais descobertos e não ficar longos períodos sem lavá-lo. Dessa forma, seu carro terá sempre o aspecto de bem cuidado, o que ajuda a mantê-lo valorizado.

E aí, gostou deste conteúdo? Para não perder nossas próximas dicas, curta nossa página no Facebook e confira tudo diretamente na sua timeline!

Leave A Comment

Create your account

Clique Aqui para WhatsApp whatsapp