fbpx

4 principais problemas com o motor do carro que você deve conhecer!

motor do carro

Todo motorista precisa saber quais são os principais problemas mecânicos que o motor do carro pode apresentar.

É preciso conhecê-los para saber quais danos eles causam ao seu veículo e quais as boas práticas para evitar que problemas assim ocorram. Ficar a pé não é uma opção, não é verdade?

Pensando nisso, fizemos este artigo especial sobre os 4 principais problemas com motor de carro! Tenha uma boa leitura!

1. Superaquecimento

Esse é um dos problemas mais comuns, principalmente em carros de motoristas inexperientes. Quando a água do reservatório está abaixo do nível indicado, bem como o óleo do motor, o carro fica superaquecido. Uma luz vai acender no painel, sinalizando o superaquecimento, e, no caso da falta de óleo lubrificante, a luz correspondente também vai acender. Além disso, fumaça sairá do motor.

O superaquecimento pode acontecer mesmo que você olhe a água e o óleo todos os dias. Isso é possível quando se tem um furo no radiador ou quando o óleo acaba escapando do motor. Por isso, é fundamental também ficar de olho nesses detalhes. Ao deixar o carro estacionado, verifique se não há respingos de água ou manchas de óleo no chão. Dê atenção ao vazamento de fluidos.

2. Defeitos nas velas

As velas do carro são itens responsáveis por dar a partida no veículo, por isso são chamadas de velas de ignição. Elas são essenciais para os motores, já que funcionam por meio da combustão — queima de combustíveis —, que gera energia e faz o carro se locomover. Quando elas apresentam algum defeito, o carro começa a falhar.

Powered by Rock Convert

Geralmente, você tenta dar a partida e o veículo emite um som, parecido com objetos sendo arranhados, e não liga. Os sinais de defeitos nas velas só são vistos quando elas estão muito danificadas. A manutenção preventiva consegue evitar que situações assim ocorram. Afinal, é possível identificar antecipadamente possíveis danos às velas. Lembre-se de que esse é um item que precisa ser trocado com maior frequência se comparado a outras peças veiculares.

3. Problemas na correia dentada

Composta de pequenos dentes de borrachas que dão tração ao motor, a correia dentada é uma peça fundamental para o funcionamento do carro. O maior problema em relação a ela é a dificuldade em identificar que ela está com algum dano. Se você não faz a manutenção preventiva do seu carro, só vai ver que a correia dentada está danificada quando ela se romper.

Quando a falha na correia dentada é diagnosticada previamente, basta comprar uma nova e trocá-la para que o problema seja resolvido. No entanto, caso ela seja danificada a ponto de se romper, com certeza, outros itens do motor sofrerão impactos pelo seu mau funcionamento e o conserto pode sair mais caro.

4. Umidade no sistema elétrico

Quem mora em áreas litorâneas, próximo do mar, sofre muito com os problemas que a umidade e a maresia causam aos componentes elétricos dos veículos. No entanto, a umidade não é exclusividade dos motoristas de regiões praieiras, como Salvador. Nesse caso, o ideal é sempre verificar como estão as borrachas de vedação, lavar o carro corretamente e mantê-lo protegido com uma capa protetora.

A chuva também é uma das grandes causadoras de panes elétricas que podem inviabilizar o funcionamento do seu carro. Cidades como São Paulo e Belo Horizonte costumam ter problemas com fortes chuvas que causam enchentes. Em situações assim, evite trafegar em regiões com risco de alagamentos. Além das chances de uma possível perda total do veículo, nunca coloque a sua vida em risco.

Com este texto, esperamos que você possa identificar os problemas mais recorrentes que podem acontecer com o motor do carro. Lembre-se de que os sinais que algumas peças dão podem ser índices de que há outras partes do veículo danificadas. Por isso, tenha um cronograma de cuidados com o seu carro e nunca deixe a manutenção para depois.

Se você gostou deste artigo sobre problemas do motor do carro e quer ficar por dentro dos melhores conteúdos sobre automobilismo, então, acompanhe as nossas novidades no Facebook! Siga a nossa página!

Leave A Comment

Create your account

Clique Aqui para WhatsApp whatsapp